domingo, 14 de setembro de 2014

Este blog foi criado como requisito avaliativo final do curso Integração Mídias na Educação da UFOP 2014-2015 
Polo de Interlagos!

... refletindo ...

De que modo as mídias que conhecemos e praticamos no curso de especialização Mídias na Educação poderão nos auxiliar a conquistar a escola que desejamos construir?

Foi uma ótima experiência ter ciência de tantos recursos com um olhar pedagógico. Aprendi muitas coisas com certeza, algumas já fazia uso como o Blog, face book, até mesmo para o uso profissional, embora trabalhando com educação infantil e meu público alvo nestes recursos são os Pais e comunidade. Porém as crianças amam se ver nos filmes que já fiz, as apresentações de fotos, se sentem valorizados e importantes, crianças que tiveram um desenvolvimento em relação a autoestima e que vemos claramente, devido essas intervenções.
Quando iniciei o curso estava na Coordenação de uma escola e lá pude implementar o Blog da escola, e-mail para contato com os Professores e Pais, pois até então era somente o oficial e que não é divulgado amplamente. Essa semana passada fui até lá de novo para dar uma capacitação a Assistente que ficou com a responsabilidade de postar os materiais selecionados pelas professoras e fiquei bem feliz em ver que mesmo com a minha saída o trabalho continuará. A ideia na minha época era depois fazer uma capacitação com os Professores em JEIF e existe uma abertura tanto da escola como minha para ainda fazê-lo. Assim novas competências são desenvolvidas. O uso das mídias são mais do que um recurso é um próprio aprendizado e superação de barreiras, pois nós os Professores temos que nos adaptar, estudar, aprender e muitas vezes de uma forma mais dolorida do que os alunos que já nasceram nesta era digital e por vezes aprendemos com eles! Existe assim uma mudança de paradigmas, passamos de uma educação competitiva para uma educação colaborativa e cooperativa, necessitando de pensamentos, práticas diferenciadas das até antes de nos depararmos com essa “novidade”!
Discutir, propor e implantar as variadas mídias se faz necessário seja com os pequenos ou com os adultos, pois é algo que já está incorporado no dia a dia e que precisa muitas vezes ser direcionado para novos e significativos aprendizado.
Claro que ninguém vai conseguir trabalhar com todas as possibilidades midiáticas em sala, mas temos a responsabilidade e o prazer de elegermos algumas e fazermos um trabalho diversificado e que proporcione a alegria de aprender!
Os recursos apresentados e a possibilidade de experimentar dá nos segurança para buscar levar nossos alunos e comunidade escolar a sentir essa mesma alegria do desvelar, aprender, experimentar e viver.
Estava organizando uns documentos e vi uma apresentação que fiz tempos atrás, o meu olhar hoje foi outro, já fiz uma avaliação em como poderia ter feito usando o Prezzi e que o impacto poderia ser maior.

Também ouvindo uma palestra de outra pessoa percebi o quanto está em falta no uso das tecnologias para alcançar um público que diferente de anos atrás se contentava em ouvir o palestrante falar... e assim vamos continuando a jornada...aprendendo um pouco aqui e um pouco ali e também ensinando um pouco aqui e um pouco ali! Com certeza não seremos mais os mesmo! Abraços!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!Volte sempre!